19 de jul. de 2011

Cientistas criam capa de invisibilidade

Do TechTudo

Uma equipe de pesquisadores está desenvolvendo uma invenção que seria o sonhos de todo fã de Harry Potter: uma capa de invisibilidade de verdade. A novidade, denominada como "manto temporal", além de tornar as coisas invisíveis no espaço também o faria no tempo. Isso porque uma equipe de físicos mandou feixes de luz através de duas lentes, que reduziram o tempo da luz emitida sobre a capa, fazendo-o voltar ao normal depois.
A descoberta de 'atrasar a luz' não deixaria nenhum vestígio. Acima, o artista chinês Liu Bolin se pinta, simulando a invisibilidade (Foto: Liu Bolin/VisualFunHouse.com)A descoberta de 'atrasar a luz' não deixaria nenhum vestígio. Acima, o artista chinês Liu Bolin se pinta, simulando a invisibilidade (Foto: Liu Bolin/VisualFunHouse.com)
Essa lacuna criada no tempo, enquanto havia os feixes de luz, fez com que tudo o quê acontecesse por baixo da capa não fosse visível. Assim, qualquer espectador poderia ver uma coisa, quando outra completamente diferente estaria acontecendo por debaixo dele.

Ainda não há tecnologia o suficiente para você usar essa capa e sair enganando os outros por horas, pois o máximo que se alcançou foi 110 nanosegundos, e os pesquisadores afirmam que o máximo que podem chegar é 120 microsegundos.
O sonho de criar a invisibilidade faz parte da comunidade científica desde os seus primórdios, mas também é um desejo presente nos filmes de ficção científica, que já criavam naves espaciais que, com apenas um comando, sumiam completamente. Porém, a principal diferença deste método que os cientistas estão usando é que não estão dobrando a luz para criar ilusão de ótica, e sim o retardando e a acelerando os feixes em um espaço - e nesse meio termo, as coisas parecem desaparecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário