4 de mai. de 2011

CIA admite uso de tortura por informações sobre Bin Laden

Do JBonline


WASHINGTON - O diretor da agência de Inteligência americana (CIA), Leon Panetta, admitiu o uso de 'afogamento simulado' para obter informações sobre o paradeiro de Osama bin Laden. A 'tortura' teria sido praticada nos detidos nas prisões secretas da CIA.
Em entrevista à rede de televisão NBC, Panetta disse que as pistas que levaram os serviços de Inteligência a encontrarem o esconderijo do líder da Al-Qaeda vieram de "muitas fontes", e não só dessa técnica de interrogatório.
Indagado se nessas 'técnicas de interrogatório' se incluía o 'afogamento simulado', Panetta respondeu: "correto". O 'afogamento simulado' consiste em amarrar um pedaço de pano ou plástico na boca do prisioneiro e derramar água sobre seu rosto. O detido começa a inalar água rapidamente, causando a sensação de afogamento.Leon Panetta revelou também que as ordens do presidente Barack Obama eram de matar Bin Laden, e não apenas capturá-lo. O diretor da CIA afirmou ainda que o governo do Paquistão desconhecia a operação para matar ol líder da Al-Qaeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário