10 de mai. de 2011

11 mortes só em 2011

No Diário Catarinense

CRIMES EM PENITENCIÁRIA

Sem fugas desde sua criação, cadeia São Pedro de Alcântara tem problemas internos de segurança

A prisão da morte. Basta ter inimigo, descumprir ordem ou se arriscar a desconfiar de alguém para que o preço seja pago com a vida. Local: penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. É lá que 11 detentos morreram desde o começo do ano, numa situação que decreta a falência do Estado em agir para evitar que isso se repita.

PMs e agentes que trabalham no complexo ouvidos pelo DC suspeitam que as mortes são a mando da facção criminosa que envia ordens de dentro das cadeias.

A reportagem apurou que as execuções podem ter caráter de ameaça do grupo para que reivindicações dos detentos sejam atendidas. A facçãoestaria exigindo o retorno ao Estado de 21 homens transferidos para o regime disciplinar diferenciado (RDD) em presídios federais.

Às 8h de ontem, o preso Luis Fernando de Souza, 34 anos, foi morto com com golpes de “espeto” (arma caseira) no pavilhão B. Agentes prisionais disseram que houve uma briga entre ele e um grupo de três presos.

À tarde, três presos foram levados pelos agentes à 1ª Delegacia no Bairro Forquilinhas, em São José. Nenhum deles assumiu o crime. Um inquérito vai apurar a morte.


Secretária afirma que câmeras têm pontos cegos

A penitenciária é considerada de segurança máxima. Após a 11ª morte, a secretária da Justiça e Cidadania, Ada De Luca, esteve na prisão. Andou nos pavilhões, ouviu presos e os agentes. Ada saiu descontente com vários aspectos, entre eles o sistema de câmeras.

Para a secretária, o monitoramento eletrônico existente é deficiente, pois apresenta pontos cegos, ou seja, em que não é possível filmar os presos. Isso pode dificultar a identificação dos autores dos crimes em brigas no pátio, por exemplo. Ela informou que uma equipe especializada em filmagens fará uma inspeção na prisão e prometeu novos equipamentos.

– A instalação de novas câmeras é uma medida urgente que temos que tomar – declarou Ada.

A secretária avaliou também que é preciso maior rigor e até comprometimento dos funcionários na vigilância dos detentos para evitar as brigas ou para agir quando elas ocorrem. Para isso, anunciou maior controle dos próprios funcionários e abertura de sindicâncias, se forem constatadas suspeitas de falhas ou irregularidades.

Outra medida que a secretária cobrou é a divisão por grupo de presos no banho de sol. Isso ajudaria a evitar que rivais se encontrem. A secretária ainda não decidiu sobre eventual mudança da direção, cujo cargo é ocupado por Carlos Antônio Gonçalves Alves.

Um comentário:

  1. Marcelo,

    O domínio www.blogprosecontras.com.br está disponível para registro.

    Contrate o Plano Fitazul Blogmail 3 e aposente de vez a terminação "blogspot" do endereço de seu blog.

    Seu Blog não sofrerá nenhuma alteração. Apenas redirecionaremos o novo endereço para seu Blog.
    O Plano dá direito, ainda, a 03 caixas postais. Por exemplo: marcelo@blogprosecontras.com.br

    Aguardamos seu contato !
    Fitazul Studio Criativo
    48 - 3029.3010
    Rua Domingos André Zanini, 277 sala 1215 - Empresarial Terrafirme
    São José/SC

    contato@fitazulcriativo.com.br
    MSN fitazulcriativo@hotmail.com

    ResponderExcluir