17 de nov. de 2010

Tonelada de cocaína encontrada na Itália saiu de Santa Catarina

Do Diário Catarinense-edição digital

CONTÊINER COM COCAÍNA

Droga saiu de Navegantes

Polícia Federal confirmou, ontem, que a tonelada de tóxico descoberta na Itália teve origem em SC

Saiu de Navegantes, no Litoral Norte, a carga de tratores e implementos agrícolas descoberta com mil quilos de cocaína na Itália, no final de semana. A confirmação veio da Delegacia da Receita Federal em Itajaí.

Agora, uma investigação será feita pela Polícia Federal para descobrir como a droga foi parar nos equipamentos. Segundo o chefe da delegacia da Receita Federal em Itajaí, José Carlos de Araújo, há duas hipóteses.

– A primeira é a de que a cocaína já estava nos tratores e a segunda é a de que ela tenha sido colocada nos equipamentos durante uma das escalas do navio – disse o chefe da delegacia da Receita Federal em Itajaí, José Carlos de Araújo.

Os tratores e implementos agrícolas embarcaram através de contêineres pelo Porto de Navegantes. O navio Gemma, de bandeira italiana, saiu do Porto de Santos em 13 de outubro e chegou em Navegantes em 22 de outubro. Dois dias depois, a embarcação atracou no porto de São Francisco do Sul, também em Santa Catarina.
Após passar por Santa Catarina, o navio foi até Cartagena, na Colômbia, fez uma rápida parada no Suriname e retornou ao Porto de Santos, onde recebeu mais um carregamento de contêineres. Depois foi direto ao Sul da Itália, onde atracou no Porto de Gioia Tauro, na região de Calábria.

Os mil quilos de cocaína encontrados escondidos dentro da estrutura metálica foram descobertos por meio de aparelhos de scanner, com visão de raio X. Esta é a maior apreensão de drogas dos últimos 15 anos, na Itália.

Um dossiê foi elaborado pela Receita Federal e já entregue à Polícia Federal de Itajaí. Araújo explica que em 95% dos casos a carga não passa por conferência física.

É o chamado canal verde. A inspeção só ocorre quando há desconfiança de irregularidade ou denúncia. Somente dois aparelhos de scanner são disponibilizados para a inspeção de cargas nos portos de Itajaí e Navegantes. Por dia, são movimentados em média mil contêineres nos dois locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário