31 de out. de 2011

Ex-guerrilheiro é eleito prefeito na cidade de Bogotá


Da Folhaonline
Os colombianos elegeram no domingo o ex-guerrilheiro Gustavo Petro para prefeito da capital, Bogotá, o segundo mais importante posto do país, depois da presidência, de acordo com dados preliminares da apuração. A votação transcorreu com tranquilidade, sem a violência que marcou a campanha eleitoral.
Petro, conhecido por sua militância anticorrupção e por ter integrado o extinto grupo rebelde M-19, obteve 32% dos votos, tendo sido apuradas 84% das urnas. Seu principal adversário, Enrique Penalosa, apoiado pelo ex-presidente Alvaro Uribe, ficou com 25% e admitiu a derrota.
Petro, que assumirá o cargo em janeiro, disse que sua vitória mostra que a reconciliação é possível na Colômbia, país afetado pela violência da guerrilha e do narcotráfico.
A eleição dele foi um revés para Uribe, que deixou a presidência 14 meses atrás com 75% de aprovação e depois disso vem se mantendo nos bastidores como figura política influente.
A campanha eleitoral foi marcada pela violência, tendo sido mortos 41 dos 100 mil candidatos. As guerrilhas de esquerda e gangues custeadas por traficantes de drogas são acusadas de terem fomentado a violência, ao tentar assegurar a eleição de seus candidatos favoritos.
Guillermo Legaria/France Presse
O ex-guerrilheiro Gustavo Pedro discursa após vencer eleições a prefeito de Bogotá, na Colômbia
O ex-guerrilheiro Gustavo Pedro discursa após vencer eleições a prefeito de Bogotá, na Colômbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário