10 de nov. de 2011

A ponte Hercílio Luz vai cair!?

Do blog de Moacir Pereira
Os engenheiros Khaled Mahmoud, da Universidade de Nova Iorque, consultor internacional em ponte pênsil, e Honorato Tomelin, da Universidade Federal de Santa Catarina, fizeram duas exposições técnicas contundentes sobre a fragilidade da Ponte Hercilio Luz e o risco de colapso a qualquer momento.
Eles falaram na instalação da Câmara de Logística e Transportes da Fiesc, agora sob a presidência do empresário Mário Cesar de Aguiar, também vice-presidente da Federação.
Os riscos iminentes não decorrem apenas da ruptura da barra de olhal, detectada em 1982 e que provocou o fechamento da ponte. Foi a fratura da barra de olhal que causou a queda da Silver Bridge, nos Estados Unidos, em 1967.
Há agora gravíssimos problemas nas rótulas das bases das duas torres principais, que estão totalmente comprometidas, com rachaduras e corrosões. Precisam ser substituídas urgentemente, operação complexa.
Outro problema detectado está na degradação geral da estrutura metálica da ponte. Até agora, nestes quase 30 anos, o governo cuidou apenas de manutenção da duas cabeceiras.
As duas avaliações técnicas sentenciaram: se não foram agilizadas providências para ancoragem do vão central, a Ponte Hercilio Luz vai cair. Pode ser em uma semana, um ano ou em tres anos.
A fragilidade da estrutura cresce a olhos vistos até para leigos.

Um comentário: